Perguntas e Respostas

ATENÇÃO! A ABV NÃO é SEGURADORA! Não vendemos seguro!

ABV É uma Associação de Benefícios!

Associado, veja aqui as principais perguntas e as respostas à elas.

Caso tenha dúvidas sobre algum assunto, que não consta resposta nesta página, entre em contato conosco:

Fale Conosco
1 – Qual a diferença entre a associação e o seguro?
ABV esta cadastrada em uma federação  (AAAPV – Agência de Auto regulamentação das associações de Proteção Veicular e Patrimonial), que busca a regulamentação de seu segmento a fim de padronizar sua gestão de forma organizada em busca de uma melhoria continua no atendimento a seus associados.
Companhias de seguro tem como orgão de fiscalização a SUSEP Superitendencia de seguros privados.
A Associação funciona em um sistema de cooperativismo, um grupo de pessoas que se unem e dividem entre si os prejuízos ocorrido,  onde o valor a ser pago pelo associado é de acordo com o rateio dos prejuízos, enquanto que uma companhia seguradora, o calculo e realizado por estatística, avaliando o perfil de seu cliente: Idade, tempo de habilitação, endereço, condutores, se possui garagem, etc..
2 – Quanto vou pagar?
A ABV utiliza um sistema de rateio com base no número total de cotas existentes na associação, estas cotas são determinadas pelo valor de mercado do veículo. O valor total dos sinistros é dividido entre os associados, de acordo com a participação de cada um, assim ele deverá pagar a mensalidade + valor de sua participação no rateio + seguro de terceiros, este último se tiver sido contratado.
3 – Como se calcula o rateio?
Somam-se os sinistros e divide-se pelo total de cotas da associação.
4 – Bati meu carro, tenho que pagar alguma coisa à associação antes de solicitar o conserto?
NÃO, pois o associado não paga a participação ( participação ) na associação e sim direto com a oficina no momento em que retira o veiculo reparado.
E para dar entrada ao processo o associado deverá entregar a associação os seguintes documentos: B.O, Documento do veiculo, CNH do associado e do condutor no ato do sinistro.
*Em caso de terceiro a mesma documentação.
5 - Depois de receber ou ser ressarcido de um sinistro, tenho alguma obrigação para com a associação?
Sim, terá que permanecer pelo período de 06 meses na associação ou pagar o período de 06 meses pela média dos últimos rateios, afim de se desligar do quadro de associados.
6 – Pagam acessórios?
Não, em caso de roubo e furto.
Sim, quando os acessórios forem da própria montadora, desde que conste na vistoria.
7 – Sou associado e o meu carro é financiado, ocorrendo um roubo ou um furto como recebo a minha indenização?
O documento do veículo terá que estar liberado (sem alienação) e transferido para a ABV, a qual terá de 30 a 60 dias para indenizar o associado a partir da conclusão da sindicância.
8 – Meu carro vale R$ 17.000,00 e devo de financiamento R$ 30.000,00. O que faço caso ele seja roubado ou furtado?
A ABV vai ressarcir à instituição financeira o valor de mercado do veículo e o associado deverá negociar o cancelamento acordado com a financeira.
10 – Quando começa a vigorar a assistência 24 horas e e a cobertura de terceiros?
Após a vistoria – 01 dia útil para assistência 24 horas – 02 dias úteis para o Cobertura de terceiros. Este é o prazo necessário para que se faça o cadastro do veículo no sistema da associação.
11 – Quando ocorrer alguma situação que não está descrita nos regulamentos como a associação procederá?
A Associação poderá resolver em assembléia ou reunião de diretoria o problema de forma a não prejudicar o associado em questão nem os demais associados.
12 – E se eu quiser cancelar o contrato? Como faço?
O associado deve comparecer em umas filias e/ou direcionar um email com os dados do veículo informando o motivo do cancelamento. Assinar seu termo de cancelamento e não deve constar nenhuma pendência em aberto.
*Tentativa de cancelamento por telefone é desconsiderada.
13 – Tem prazo de carência para cancelar?
Não! O Cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento! para isso e necessário esta em dia com mensalidade.
14 – Qual a garantia que serei ressarcido de um prejuizo?

A Garantia vem dos próprios associados, mais de 90% dos associados que entram na ABV é por indicação. A ABV busca sempre o máximo de cuidado para evitar entrada de pessoas que não se enquadram no sistema de cooperativismo.

15 - O que preciso apresentar em caso de danos parciais (acidente ou incêndio)?

A) Cópia do cartão de CNPJ do associado, quando pessoa jurídica;

B) CPF e RG do associado, quando pessoa física;

C) Boletim de ocorrência expedido pela autoridade competente, original ou cópia autenticada;

D) Xerox da carteira de habilitação do condutor do veículo;

E) Xerox do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo);

F) Pagamento da Cota-participação.

16 - O que preciso apresentar em caso de indenizações?

A) CRV (recibo) em branco;

B) CRLV (Certificado de Tegistro e Licenciamento do Veículo) original com a prova de quitação de todos os impostos e taxas devidas relativos ao veículo;

C) Guia de IPVA/impostos pagos do exercício atual e anterior, ou a comprovação quando for o caso da isenção do pagamento de IPVA expedida pela Secretaria da Fazenda Pública;

D) Chave do veículo (e reserva);

E) Manual do proprietário, quando possuir;

F) Certidão negativa de roubo, furto e multa do veículo;

G) Termo de quitação assinado e com firma reconhecida por autencidade;

H) Procuração por instrumento público;

I) Termo/comprovante de desalienação/quitação do veíuclo, caso seja financiado.